Porque Portugal tem sido Lisboa

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Jangada de Portugal

A "Jangada de Pedra" é uma conhecida obra literária escrita por José Saramago, escritor português, residente em Espanha, prémio Nobel de literatura. A ideia original é conhecida e, para o que aqui interessa, pode ser resumida assim: a península ibérica separa-se do resto da Europa, por meio de corte nos Pirinéus, rumando à América do Sul, qual jangada de pedra. A tese polítca subjacente é evidente. E ultrapassada. Embora com diversos fautores em Portugal, especialmente na capital, Lisboa - sabe-se lá porquê.

O governo espanhol é que, possivelmente inspirado nessa ideia, conseguiu criar uma "Jangada de Portugal", mantendo-nos desligados do resto da Europa por auto-estradas, nos pontos mais evidentes para quem, ido ou vindo do resto da Europa, pretende entrar ou sair de Portugal: o nordeste de Portugal.

O nordeste de Portugal continental tem belas e boas auto-estradas que... não o ligam à Espanha e, consequentemente, ao resto da Europa. É o caso da A7, em Chaves-Verin, no troço sugestivamente chamado, imemorialmente: "Feces de Abajo". E é o caso, também, e ainda mais inexplicavelmente, da A25 em Vilar Formoso: a E80, do lado de Portugal, tem auto-estrada até à fronteira; do lado de Espanha, existe auto-estrada até Ciudad Rodrigo - ficando o troço final para quem atravessa a Espanha, até Fuentes de Oñoro-Vilar Formoso, por cobrir em auto-estrada. É uma boa hora de viagem desconfortável e perigosa, por não mais de 60 quilómetros, que poderiam ser cobertos confortavelmente em não mais de 30 minutos se, ao contrário do que vem indicado nos mapas da Europa, a E80 estivesse completa.

O governo de Espanha não governa Portugal, fazendo a gestão dos seus recursos conforme lhe aprouver, com respeito pelos tratados e convénios internacionais, designadamente os que estabelecem as estradas europeias - para o que interessa, a E80, a E90 e a E01 (as únicas estradas europeias que atravessam Portugal, respectivamente pelas fronteiras de Vilar Formoso, Elvas e Vila Real de Santo António). Ver.

Quem governasse Portugal convenientemente deveria, por sua parte, negociar e, porventura, exigir pela competente via diplomática, que as auto-estradas do lado espanhol ligassem Portugal à Europa quando, como é o caso, já ligam Portugal a Espanha.

Visto da paisagem, parece que o Governo só se interessa com as ligações por auto-estrada a Lisboa (E80) e Algarve (E01), negligenciando as ligações pelo nordeste peninsular (E80 e A7). Tão mais lamentavelmente quanto, pela natureza das coisas geográficas, as auto-estradas do nordeste de Portugal são as utilizadas pelos milhares de emigrantes portugueses no norte da Europa (que veraneiam no norte de Portugal, de onde saíram no século passado, já então, em busca das oportunidades e condições de vida que não encontram na Paisagem nem na aspiradora Lisboa), pelos milhares de camiões que fazem transporte de mercadorias de e para o resto da Europa e, bem assim, pelos muitos turistas norte-europeus das tantas auto-caravanas que até foram notícia de más-vindas nos jornais durante este Verão de 2008...

Em que direcção irá a jangada de Portugal?